Se o seu domínio apresentar algum tipo de erro ou falha pode ser por alguns dos problemas abaixo. Confira cada um deles e como resolver:
- Problemas no registro
- Problemas na configuração de domínio (DNS)
- Problemas na transferência
- Problemas na renovação
Problemas no registro
Os domínios nacionais (.br) são coordenados pelo Registro.br, que faz o registro e a manutenção dos domínios no Brasil.
Já os domínios internacionais como .com, .net e outros (todos os que não tem finalização .br), são de responsabilidade do ICANN, órgão internacional responsável por registros em todo o mundo.
Confira abaixo:
- Domínio pode não ter sido registrado
- O que fazer com as falhas no registro de domínio
- Como registrar um domínio nacional se o documento já está vinculado a outro provedor
Domínio pode não ter sido registrado
Para que um site esteja no ar, um dos requisitos é registrar um nome de endereço para ele.
Portanto, se você comprou apenas o plano de hospedagem, é necessário fazer o registro do domínio, confira:
Problemas na configuração de domínio (DNS)
Confira abaixo alguns problemas que podem aparecer:
- O domínio não foi configurado (Falta apontar DNS)
- Domínio apontando para o servidor padrão
- Configurou o domínio recentemente (Domínio ainda em propagação)
- Domínio configurado incorretamente (DNS errado)
- Conflitos na Zona de DNS
- Domínio suspendido pela ICANN
O domínio não foi configurado (Falta apontar DNS)
Se você adquiriu um domínio junto com o plano de hospedagem a configuração do domínio é automática e ele será exibido dentro do Portal do Cliente na tela “Sites” e “Domínios”
Se você adquiriu só o domínio sem um plano de hospedagem é necessário que você o adicione a um plano e faça a configuração do domínio (alteração do DNS).
Se você tem a hospedagem na HostGator e fez o registro do domínio em outro provedor, o primeiro passo é adicionar o domínio ao seu plano daqui e depois realizar a configuração (alteração de DNS) no painel do outro provedor.
Confira como alterar o DNS no painel da:
Domínio apontando para o servidor padrão
Quando você adquire um domínio sem estar vinculado a um plano, ele fica automaticamente apontado para um servidor padrão. Como ele ainda não está configurado para uma hospedagem, o site ainda não está online - Se necessário confira o que é um servidor padrão da HostGator? e como configurar o domínio (DNS)
Configurou o domínio recentemente (Domínio ainda em propagação)
Depois de fazer a configuração de domínio (alterar o DNS), existe um prazo para que o domínio se propague por toda a internet, que é de até 24 horas, aguarde esse prazo - Se necessário, confira o que é propagação
Domínio configurado incorretamente
Muitas vezes a configuração de domínio pode estar incorreta, ou seja, o domínio apontando para uma hospedagem diferente ou com DNS (name server) erradas - Se necessário, veja como verificar se esta correta a configuração de domínio
Apontamentos em provedores diferentes (Site em um provedor, e-mail com outro) - caso você deseje apontar seu site para outro provedor e usar os e-mails aqui na HostGator, ou o contrário, terá que fazer a configuração na Zona de DNS, confira:
- Como usar o e-mail na HostGator e o site em outro provedor
- Como usar o site na HostGator e o e-mail em outro provedor
Conflitos na Zona de DNS
A Zona de DNS é um local avançado onde ficam as configurações ou apontamentos do domínio para plataformas de criação de site, e-mail e mais.
É importante para um serviço ficar online que não haja nenhum conflito na configuração do mesmo na Zona de DNS.
Confira abaixo como conferir se há algum erro:
1Acesse a zona de DNS – Se necessário, confira como acessar
2Procure pelos seguintes tipos de apontamentos:
-
Dois apontamentos tipo A - Um domínio pode ter apenas um apontamento tipo A, com mais de um ocorre o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN
-
Apontamento do domínio para outro domínio tipo CNAME - Se existir esse tipo de apontamento, confira se o domínio de destino do apontamento está funcionando normalmente, se não, utilize um apontamento tipo A
-
Conflitos com outros tipos de registro – confira o que são Tipos de Registro da Zona de DNS
Domínio suspendido pela ICANN
Se você possui um domínio internacional, conforme requisito da ICANN, para algumas extensões de domínio devem ser verificados em até 15 dias os detalhes de contato de um nome de domínio, caso contrário, eles serão suspensos - Se necessário, confira como resolver o problema de domínio suspenso no ICANN
Problemas na transferência
Se deseja transferir seu domínio de outra empresa para a HostGator, confira como transferir um domínio para a HostGator
Se deseja fazer a transferência de um domínio registrado na HostGator para outra empresa, você pode consultar seu código EPP na tela de “Domínios” dentro do Portal do Cliente, confira como solicitar a chave EPP na HostGator
Saiba alguns problemas que podem acontecer no procedimento de transferência:
Domínio bloqueado para transferência
A maioria dos registradores de domínio impõe requisitos sobre a transferência de um domínio para outro registrador. O objetivo principal desses requisitos é impedir que os proprietários de domínios fraudulentos transfiram repetidamente os domínios para diferentes registradores.
O domínio pode ser bloqueado para transferência pelos seguintes motivos:
-
Você registrou ou transferiu seu domínio pela última vez, faz menos de 60 dias
-
Ainda não se passaram 60 dias desde que você alterou as informações do registrante do seu domínio.
-
Se o registro de um nome de domínio expirou e precisou ser renovado, ele deve ter sido renovado há pelo menos 60 dias
-
O domínio não pode ter qualquer um dos seguintes códigos de status de nome de domínio:
-
ClientTransferProhibited - é um status incomum e evita que o domínio seja transferido, e geralmente acontece durante disputas legais ou outras disputas, ou quando um status de período de resgate está em vigor.
-
PendingDelete – domínio está para ser deletado, pois não se identificou nenhum pagamento para renovação
-
PendingTransfer - significa que foi feito a solicitação de transferência de provedor de registro, e o pedido está sendo processado.
-
RedemptionPeriod – significa que o domínio será deletado, ou seja, o domínio é removido do banco de dados do registrante e fica disponível novamente para registro.
-
ServerTransferProhibited - evita que seu domínio seja transferido de seu registrador atual para outro. É um status incomum que é geralmente decretado durante disputas legais ou outras disputas, a seu pedido ou quando um status de período de resgate está em vigor.
-
Para resolver o bloqueio de domínio:
1Verifique com seu registrador atual se o seu domínio pode ser transferido.
2Depois que seu domínio estiver desbloqueado, volte novamente a tentar transferir seu domínio
Chave EPP invalida ou expirada
As chaves EPP (Extensible Provisioning Protocol) são usadas para permitir a transferência de um domínio de um registrador para outro. As chaves geradas na HostGator tem validade de 7 días, após disso será gerada outra chave
Caso apareça a mensagem de erro ao gerar a chave, clique em Abrir chamado, automaticamente será preenchido os campos para enviar a solicitação com suporte.
Problemas na renovação
Todo domínio após final de cada ciclo (geralmente um ano, mas pode ser um período maior) passa pelo processo de renovação automática.
Se você deseja renovar por mais um período seu domínio, recomendamos não deixar passar a data de vencimento, pois o domínio assume o status de expirado ou congelado, deixando seu site offline, assim como seu serviço de e-mail – Se necessário, confira como resolver o status de domínio congelado ou expirado
Se você não deseja renovar por mais um período esse domínio recomendamos fazer o cancelamento antes de que ocorra a renovação automática - Se necessário, confira como cancelar e ativar a renovação de um domínio