Se identificou arquivos infectados ou recebeu uma notificação de bloqueio em seu e-mail de cadastro alertando que sua hospedagem estava infectada e com as devidas orientações para desbloqueio, agora precisará remover esses arquivos.
Veja o que fazer de acordo com seu cenário:
- Recebi uma notificação de bloqueio da HostGator
- Identifiquei por minha conta que meu site tem malware
Recebi uma notificação de bloqueio da HostGator
Caso seja identificado malware ou alto consumo de recurso da CPU em seu plano, são aplicadas medidas para garantir a segurança e estabilidade dos serviços
Siga as etapas abaixo:
- Etapa 1: Verificar no chamado o(s) arquivo(s) infectado(s) a ser removido(s)
- Etapa 2: Remover o conteúdo malicioso da hospedagem
Etapa 1: Verificar no chamado o(s) arquivo(s) infectado(s) a ser removido(s)
1No Portal do Cliente, no menu superior, clique em Suporte
2Na modal que abrir, clique em Atendimento
3Em “Solicite uma análise detalhada” clique em Ver chamados - Você será direcionado para a tela com o histórico
4Na seção “Listagem de Chamados”, busque o assunto da notificação por malware, com o título: “[MALWARE] Notificação de Infração nos Termos de Serviço” - A notificação também foi enviada para seu e-mail de cadastro.
Caso deseje, use filtro e localizar os chamados “Abertos” ou “Finalizados”
5Ao localizar, clique em Ver chamado
6No corpo da mensagem será informado sobre o(s) arquivo(s) infectado(s) - As instruções serão parecidas com o modelo abaixo:
7Agora, confira a etapa 2
Etapa 2: Remover o conteúdo malicioso da hospedagem
Após identificar quais arquivos estão comprometidos, selecione abaixo como deseja fazer a remoção:
Remover os arquivos por conta própria
Ao escolher essa opção, você deverá:
1Responder no chamado que irá realizar a remoção por conta própria
2Acessar o diretório de seu cPanel - confira como fazer
3Faça a remoção de todos os arquivos maliciosos - Se necessário, veja como remover códigos maliciosos de páginas e arquivos ou caso deseje, solicite a remoção a um desenvolvedor de sua confiança
4Após remover, responda o chamado novamente, informando que foi feita a remoção - Retorne uma resposta em no máximo 48 horas
Será feita uma nova varredura na hospedagem e caso não sejam identificados arquivos maliciosos, o site será liberado - Caso contrário, você receberá o retorno com novas orientações.
Confira algumas medidas de prevenção ao malware
Solicitar ao nosso Suporte a remoção
Para solicitar ao suporte, no chamado com a notificação de malware, copie o texto de autorização, informe o seu nome e envie a sua resposta - O retorno precisa ser em até 48 horas. Caso o chamado esteja finalizado, é necessário abrir um novo chamado
Preencha o texto enviado no chamado ou use o texto abaixo para a autorização:
“Eu, (seu nome completo), estou ciente do risco de dano ao(s) site(s) e assim isento a equipe de suporte da HostGator de eventuais responsabilidades referentes ao processo, que pode acarretar a perda de páginas ou até mesmo interferir no funcionamento do site. Sendo assim, autorizo a remoção dos arquivos infectados.”