Capacidade de entrega de e-mail é fazer com que seus e-mails sejam entregues com sucesso na caixa de entrada do destinatário sem serem filtrados como spam pelos provedores de e-mail.
Confira boas práticas para aperfeiçoar a entrega de seus e-mails:
- Use um nome de remetente reconhecível
- Evite conteúdo com spam
- Use um assunto atrativo e objetivo
- Peça permissão dos seus usuários para enviar e-mails em massa
- Verifique se você é um remetente na lista negra (blacklist)
- Padronize as fontes e cores
- Corrija a ortografia e a gramática
Use um nome de remetente reconhecível
Envie e-mails de um endereço de e-mail que contenha, preferencialmente, seu nome pessoal com o nome de sua marca, para que os destinatários o reconheçam.
Em meio a grande quantidade de e-mails que as pessoas recebem todos os dias, elas precisam escolher quais abrir. E geralmente, preferem abrir aqueles que incluem um nome pessoal que identifique de quem ela está recebendo, em vez de um nome genérico e impessoal.
Evite conteúdo com spam
Sempre que um e-mail é recebido por um provedor de e-mail, o conteúdo é analisado para identificar se há conteúdo de spam.
Esse filtro está procurando por tipos específicos de conteúdo que normalmente indicam spam. Portanto, ao elaborar um e-mail evite cometer os erros a seguir:
- Escrita com letras maiúsculas
- Uso de muita pontuação (não escreva 10 pontos de exclamação seguidos)
- Uso de fonte vermelha
- Uso excessivo de palavras de spam (grátis, barato, pré-aprovado, $$$, 100% gratuito, urgente, não espere! Etc.)
Use um assunto atrativo e objetivo
Uma boa linha de assunto deve conter entre 30 e 50 caracteres (incluindo espaços). Gerenciadores de e-mail e dispositivos móveis geralmente cortam linhas de assunto que vão além desse tamanho.
O assunto do e-mail também deve criar um senso de urgência, dando aos leitores alguma indicação do que esperar ao abrir o e-mail. O objetivo é fazer com que as pessoas que se importam com o conteúdo do seu e-mail o abram.
Ao escrever um assunto evite cometer os erros a seguir:
- Uso de palavras-chave que indicam spam (urgente, compre agora, ganhe, grátis, etc)
- Escrita com letras maiúsculas
- Erros de digitação
- Uso excessivo de emojis
- Uso de assuntos que não correspondem ao conteúdo do e-mail
Peça permissão dos seus usuários para enviar e-mails em massa
Ao disparar e-mails em massa é recomendado o uso da função Opt-in (consentimento) que é a ação realizada por alguém que dá permissão expressa para receber e-mail de outras pessoas.
É fundamental deixar bem claro o que as pessoas estão optando. Em troca de fornecer seu e-mail, o que eles concordaram em receber? A prática recomendada também inclui uma linguagem clara de que eles terão a capacidade de cancelar facilmente a qualquer momento e como fazê-lo.
É por isso que usar a correspondência em massa de programas de e-mail como Outlook ou Gmail não é uma prática recomendada. Não existe uma maneira fácil das pessoas recusarem e-mails enviados dessa forma, nem geralmente há qualquer registro mantido de opt-in.
Verifique se você é um remetente na lista negra (blacklist)
Se o seu endereço IP tiver uma má reputação no mundo virtual, é mais provável que seus e-mails direcionados acabem na pasta de spam. A reputação do seu endereço IP afeta diretamente as taxas de entrega de e-mail.
Existem certas ferramentas, como Multirbl.Valli ou MxToolbox , que permitem verificar se você é um remetente na lista negra.
Caso encontre seu endereço de IP em alguma lista negra, será necessário entrar em contato com a empresa responsável por tê-lo cadastrado e solicitar a remoção do IP da Blacklist.
Confira o material Por que os e-mails caem como spam em alguns provedores de e-mail?
Padronize as fontes e cores
As pessoas parecem prestar muita atenção às fontes e cores usadas nos e-mails. No estudo do Radicati Group, mais de 60% das pessoas pesquisadas consideram inaceitável que os profissionais de marketing usassem fontes irregulares, tamanhos e cores diferentes em e-mails. E mais de 70% das pessoas declararam que preferem fontes de tamanho único.
As cores e tamanhos irregulares das fontes também alertam os filtros de spam, e o mesmo vale para o texto invisível (fonte branca no fundo branco, por exemplo).
Corrija a ortografia e a gramática
A verificação ortográfica e a revisão são componentes essenciais de toda boa campanha de marketing por e-mail. A grafia e a gramática incorreta prejudicam sua credibilidade com os clientes e farão você parecer pouco profissional.
O estudo do Radicati Group mostra que 80% das pessoas entrevistadas consideram os erros gramaticais e ortográficos uma ofensa grave ao envio de e-mail. Faz você parecer não confiável.
Esses erros também são os principais gatilhos de spam. Portanto, reserve um tempo para editar e revisar.