Os e-mails serem marcados como spam depende de vários fatores, e os provedores de e-mail como Outlook/Hotmail, Gmail, Yahoo, etc, utilizam algoritmos complexos para avaliar a probabilidade de um e-mail ser spam.
Essa situação não é administrada por nós, porém, é possível melhorar o envio com algumas configurações e cuidados na escrita do e-mail.
Algumas das razões pelas quais os e-mails podem ser filtrados como spam incluem:
- Configuração Incorreta de SPF, DKIM, e DMARC
- O IP de envio pode estar listado em uma lista de bloqueio (blocklist) (Servidores VPS e Dedicado)
- O IP ou domínio de envio pode ter disparado spam recentemente
Configuração Incorreta de SPF, DKIM, e DMARC
Para que a entrega de e-mails seja de fato efetiva, é necessário ter a zona DNS do domínio de envio devidamente configurada com três entradas, sendo elas DKIM, SPF e DMARC. Segue um breve resumo sobre elas:
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DKIM (DomainKeys Identified Mail) - é um mecanismo de autenticação de e-mails usado pelo servidor para melhorar o envio, baseado em criptografia de chaves públicas (habilitado por padrão nos servidores da HostGator)
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Se você estiver enviando e-mails em nome de um domínio, configurar registros DKIM pode ajudar a garantir que esses e-mails sejam autenticados como legítimos;
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SPF (Sender Policy Framework) - é uma configuração que ajuda a prevenir a falsificação de endereços de remetentes em e-mails. Se você enviar e-mails em nome de um domínio específico, configurar registros SPF é importante para especificar quais servidores de e-mail estão autorizados a enviar e-mails para esse domínio (habilitada por padrão nos servidores da HostGator);
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DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance) - são regras que permitem que os remetentes e destinatários detectem e-mails falsos, ela trabalha em conjunto com as outras duas entradas (DKIM e SPF) para identificar se o e-mail está vindo da fonte correta e, em seguida, aplica a política definida. É possível adicionar vários critérios de verificação e manter sua entrada e saída de e-mails mais segura.
Para verificar se estão corretas estas configurações, veja:
- Etapa 1: Verifique quais entradas estão faltando na zona DNS
- Etapa 2: Criar ou ajustar os registros DKIM, SPF e DMARC
Etapa 1: Verifique quais entradas estão faltando na zona DNS
Existem várias plataformas para consultar a configuração do domínio. Veja abaixo:
1No site MxToolbox, no campo “Domain Name”, insira o domínio que deseja verificar
2Em seguida, clique em MX Lookup
3O resultado será exibido e você poderá ver os erros encontrados:
- Se o erro for relacionado com DMARC, SPF ou DKIM - veja a etapa 2
- Se o erro for relacionado com DNS - veja principais dúvidas e respostas sobre configuração de domínio (alteração DNS)
Etapa 2: Criar ou ajustar os registros DKIM, SPF e DMARC
O registro DMARC vem configurado por padrão em planos VPS e Dedicado que foram adquiridos após 20/01/2021.
Se você possui um plano compartilhado (P, M, Business, Plus, Turbo e Revendas) é necessário criar o registro em sua hospedagem.
Veja como:
- Ajustar Registros DKIM e SPF - Se está enfrentando problemas de entrega de e-mails
- Criar Registros DMARC e SPF - Para implementar políticas de autenticação
Ajustar Registros DKIM e SPF
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como fazer
2Na barra de busca, procure por Controle do envio de e-mail e clique sobre a opção encontrada
3Na tela de entrega de e-mail, no domínio que deseja, clique em Gerenciar
4No campo “Gerenciar domínio”, aparecerá as configurações do DKIM, SPF, PTR (DNS reverso). Caso apareça do lado do título do registro o alerta “Problems exist (Problemas existem)” clique em Install The Suggested Record - será instalado automaticamente na zona de DNS a sugestão mostrada. - Caso não apareça veja como criar
Após ajustar o registro na zona DNS, aguarde o prazo de propagação que pode ser de 4 a 72 horas e realize uma nova verificação no site da Mxtoolbox
Criar Registros DMARC e SPF
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como fazer
2Na barra de busca, procure por Zone Editor (Editor de zona DNS) e clique na opção encontrada
3Na tela da zona DNS, na linha do domínio desejado, clique em Gerenciar
4Na zona DNS do domínio, clique em + Adicionar registro
5Preencha as informações conforme o registro:
DMARC
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A) Nome: insira _dmarc e o seu domínio sem o www - Por exemplo, _dmarc.seudominio.com.br
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B) TLL: 14400
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C) Tipo: escolha a opção TXT
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D) Registro: insira o valor v=DMARC1; p=quarantine; sp=none; rua=mailto:postmaster@seudominio.com.br; ruf=mailto:postmaster@seudominio.com.br
Substitua o termo "postmaster@seudominio.com.br" pela conta de e-mail que deseja - Se necessário, veja como criar
SPF (Sender Policy Framework):
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A) Nome: insira o nome de seu domínio sem o www - Por exemplo, seudominio.com.br
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B) TLL: 14400
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C) Tipo: escolha a opção TXT
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D) Registro: insira o valor de acordo a sua hospedagem:
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Plano compartilhados (P, M, Business, Plus, Turbo e Revendas): v=spf1 a mx include:websitewelcome.com ~all
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Servidores VPS e Dedicado: v=spf1 +mx +a +ip4:ip-da-hospedagem ~all - Por exemplo v=spf1 +mx +a +ip4:123.123.1.123 ~all
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Substitua 123.123.1.123 pelo sua IP da hospedagem - Se necessário, veja como saber o IP
6Em seguida, clique em Salvar alteração
Após criar o registro na zona DNS, aguarde o prazo de propagação que pode ser de 4 a 72 horas e realize uma nova verificação no site da Mxtoolbox
O IP de envio pode estar em uma lista de bloqueio (blocklist)
Isto não se aplica com os nossos servidores compartilhados (P, M, Turbo, Business), pois eles trabalham junto com Gateways de envio de mensagens, que referir-se a um ponto de entrada ou saída entre duas redes diferentes, permitindo a comunicação entre elas.
Dessa forma, quando uma mensagem é enviada, ela é disparada com um dos IP's do Gateway - a HostGator conta com vários IP's de Gateways.
Essa ação assegura que se um dos IP's dos Gateways entrar em uma lista de bloqueio (blocklist), no próximo envio ele será alterado para um IP que não esteja listado em nenhuma Real-time Blackhole List (RBL) ou listas que contém vários IP's que disparam e-mails de spam, garantindo a estabilidade do serviço de e-mail.
Temos tolerância zero contra spam e além disso mantemos um monitoramento constante dos Gateways de envio para que eles não entrem em blocklist. Caso entrarem, veja como bloquear spam no cPanel
Nas Hospedagens compartilhadas (P, M, Turbo, Business) como nos Servidores VPS e Dedicado, manter a reputação do IP é muito importante para que não ocorram problemas com envio de e-mails para os domínios hospedados nele.
O IP ou domínio de envio pode ter disparado spam recentemente
Se houve disparo de spam recente através do seu domínio, abra um chamado para nosso suporte e solicite um relatório de envio de e-mails da sua conta.
Após a solicitação, aguarde o retorno do analista e siga as orientações referentes a origem, quantidade e medidas que devem ser tomadas.
Caso possua um servidor VPS ou Dedicado, veja como verificar a fila de e-mails através do WHM
Também veja como evitar que os e-mails sejam taxados como spam