Todo carregamento de página através do acesso HTTP gera um código de status. Caso ocorra alguma falha na tentativa de acesso, o navegador exibirá o código de status vinculado ao erro. Saiba mais:
- Código de erro do Visitante (O erro inicia com o número 4)
- Código de erro do Servidor (O erro inicia com o número 5)
Código de erro do Visitante
Eles iniciam com o número 4, esse tipo de código de erro indica que há um problema com a solicitação e ela deverá ser alterada para obter um resultado diferente. Com isso, ocorrerá alguns erros, como:
- Erro 400: Bad Request
- Erro 401: Unauthorized
- Erro 403: Forbidden
- Erro 404: Not Found
- Erro 405: Method Not Allowed
- Erro 406: Not Acceptable
- Erro 407: Proxy Authentication Required
- Erro 408: Request Timed Out
- Erro 409: Conflicting Request
- Erro 410: Gone
- Erro 411: Content Length Required
- Erro 412: Precondition Failed
- Erro 413: Request Entity Too Long
- Erro 414: Request URL Too Long
- Erro 415: Unsupported Media Type
- Erro 421: Too Many Connections
Erro 400: Bad Request
Quando a solicitação HTTP não está em conformidade com o protocolo HTTP. Ou seja, o pedido não esta em um formato que o servidor entenda, dessa forma não pode ser acessado.
Isso indica, quase sempre, um erro na programação, podendo ser do visitante ou do servidor.
Erro 401: Unauthorized
Significa que o acesso à URL requer autenticação de um usuário que ainda não foi fornecido ou que falhou quando foi fornecido.
Esse erro, geralmente ocorre quando o acesso está protegido por senha.
Erro 403: Forbidden
Ocorre quando a solicitação de acesso foi legal, mas o servidor se recusa a responder. Geralmente é consequência de um problema de permissão de script ou arquivo.
Erro 404: Not Found
Indica quando o visitante consegue se comunicar com o servidor, ou seja, ele funciona normalmente, mas o servidor não encontrou o que foi solicitado, ou então ele foi configurado para não cumprir o pedido.
Algumas vezes a solicitação pode estar incorreta ou o recurso da URL pode ter sido removido.
Erro 405: Method Not Allowed
Ocorre quando o cliente de e-mail usado está acessando o servidor por meio de um método proibido, indicando um problema com o software do visitante.
Erro 406: Not Acceptable
O navegador ou o visitante, ao solicitar informações do servidor, inclui uma especificação no pedido para um formato de retorno da informação da solicitação.
Se o servidor não puder liberar acesso a solicitação, ocorrerá o retorno do Erro 406: Not Aceptable.
Caso ocorrer esse erro, consulte o suporte técnico do responsável pelo pedido.
Erro 407: Proxy Authentication Required
Representa um problema com a autenticação, semelhante a uma página de erro 401 . A diferença é na forma como o servidor requer a autenticação a ser fornecida, enquanto no Erro 401 o servidor requer a autenticação direta, no erro 407 ele estará configurado para exigir a autenticação através de um proxy.
Erro 408: Request Timed Out
Ocorre quando os servidores abandonam a conexão com o visitante, devido ao tempo extrapolado entre a conexão inicial e a transmissão de dados.
Diversos fatores podem ser a causa deste erro, como a carga na correspondência do visitante, problemas na rede de área local, problemas no ISP, problemas com a rota para o servidor ou pela alta carga do próprio servidor.
Erro 409: Conflicting Request
Indica que existem duas solicitações conflitantes entre si. Esse erro geralmente é vinculado a um problema específico do aplicativo que não é definido pelo protocolo HTTP.
Erro 410: Gone
Indica quando o visitante consegue se comunicar com o servidor, ou seja, ele funciona normalmente, mas o servidor não encontrou o que foi solicitado, ou então ele foi configurado para não cumprir o pedido.
Algumas vezes a solicitação pode estar incorreta ou o recurso da URL pode ter sido removido.
Erro 411: Content Length Required
Ao usar métodos HTTP, envolvendo colocar dados em um servidor, como PUT ou POST, o servidor pode exigir que o cumprimento dos dados seja especificado.
Esta questão exigirá a reestruturação do pedido para incluir as informações necessárias para resolver.
Erro 412: Precondition Failed
O servidor de rede considera que o fluxo de dados HTTP enviado pelo visitante (por exemplo, seu navegador de rede) pode incluir uma especificação para o fluxo, sendo uma pré-condição não atendida detectada pelo servidor.
Como este erro somente é gerado quando um aplicativo do visitante não atende às especificações definidas por ele mesmo, será necessário diagnosticar a condição prévia que não está sendo atendida.
Erro 413: Request Entity Too Long
Ocorre quando o visitante tenta fazer um upload de um arquivo muito grande para o servidor em HTTP. Nesses casos o ideal é fazer o envio através de uma conta FTP.
Erro 414: Request URL Too Long
Geralmente ocorre quando a URL é muito longa para o servidor processar as informações, para corrigir esse erro é recomendável que o responsável altere a URL do site para uma mais curta.
Erro 415: Unsupported Media Type
Quando um visitante usa um fluxo de dados HTTP para transferir um recurso de URL para o servidor, talvez seja necessário especificar o tipo de mídia que irá ser transferida. Este erro será gerado se algum dos seguintes critérios não for cumprido:
- Se o tipo de mídia especificado não coincide com a mídia real incluída na solicitação;
- Se a mídia real incluída na solicitação for incompatível com os dados de recursos atuais;
- Se a mídia real incluída for incompatível com o método especificado pela solicitação HTTP.
Erro 421: Too Many Connections
Este erro ocorre quando o número máximo de conexões de um IP, no caso 8, é excedido. O ideal é controlar as ações através de um cliente de FTP.
Código de erro do Servidor
Inicia com o número 5 e indica que um problema impediu que o servidor pudesse atender a solicitação. Esse erro pode ser temporário ou intermitente causado por problemas de recursos ou de rota - quando o pedido demora para chegar ao servidor. Saiba mais sobre cada erro:
- Erro 500: Internal Server Error
- Erro 501: Not Implemented
- Erro 502: Bad Gateway
- Erro 503: Service Unavailable
- Erro 504: Gateway Timeout
- Erro 505: HTTP Version Not Supported
- Uso de páginas de erro personalizadas
Erro 500: Internal Server Error
O servidor web encontrou uma condição inesperada que o impediu de cumprir a solicitação do visitante. Nesse erro, o servidor não consegue ser específico sobre o que levou a essa resposta para o visitante.
Erro 501: Not Implemented
Este código de status indica que o Servidor não entendeu ou não suportou o método HTTP da solicitação do visitante.
Erro 502: Bad Gateway
Este código de status HTTP indica que um servidor recebeu uma resposta inválida de outro servidor. Há algumas medidas que podem ser tomadas: atualizar a página, limpar o cache do navegador, usar um navegador diferente para carregar o site ou iniciar uma nova sessão de navegação.
Erro 503: Service Unavailable
Este erro geralmente ocorre quando o servidor está temporariamente sobrecarregado ou em manutenção.
Erro 504: Gateway Timeout
Ocorre quando a resposta entre a solicitação e o servidor é demorada. Muitas vezes indica que o servidor não está funcionando corretamente ou está em manutenção.
Erro 505: HTTP Version Not Supported
Esse erro é causado por um visitante ou navegador que utiliza uma versão do protocolo HTTP não suportada pelo servidor web.
Uso de páginas de erro personalizadas
O uso de páginas de erro personalizadas permite marcar páginas de erro, fornecer informações únicas ou específicas sobre o erro do visitante.