O erro 404 acontece quando uma página da web não pode ser encontrada pelo navegador. Isso geralmente ocorre por problemas como digitação incorreta da URL, redirecionamentos errados, arquivos inexistentes ou falhas no apontamento do domínio.
Dica: Prefere ajuda guiada da nossa Inteligência Artificial (IA)? Acesse o Portal do Cliente e no menu superior, clique na IA
Neste artigo, você vai aprender como identificar as causas mais comuns do erro 404 e aplicar as principais verificações para resolver o problema, seja como visitante ou administrador do site.
O que você vai encontrar neste artigo:
Mensagens mais comuns do erro 404
Dependendo do site visitado, a mensagem do erro pode ser diferente. Confira alguns exemplos dessa variação:
- Erro 404 Not Found
- Erro 404 não encontrado
- 404 Página Não Encontrada
- Page Not Found
- Esta página não existe
- This page doesn’t exist
- HTTP 404 não encontrado
- O URL solicitado não foi encontrado neste servidor
- 404 – Arquivo ou diretório não encontrado
Como corrigir o erro 404 em seu site
Esse erro pode ser causado por conta de um redirecionamento ou apontamento incorreto, erro ao digitar a URL do site, um arquivo inexistente ou quando o domínio não responde no servidor.
Saiba como verificar e resolver:
- Verificar se o domínio está ativo e os apontamentos de DNS configurados corretamente
- Verificar que está digitado corretamente a URL do site
- Verificar a instalação SSL
- Limpar o cache do navegador
- Validar se os arquivos estão no diretório correto
- Permissões dos arquivos e pastas
- Verificar se o redirecionamento do site está incorreto
- Redefinir Links permanentes
Verificar se o domínio está ativo e os apontamentos de DNS configurados corretamente
Se o domínio ainda não tiver propagado no DNS que você está utilizando, o erro 404 pode aparecer ao tentar acessar uma página específica do seu site.
Dica: A propagação de DNS é o tempo que leva para as informações do seu domínio se atualizarem em servidores ao redor do mundo. Esse processo pode levar até 24 horas, e durante esse período o site pode funcionar para algumas pessoas e, para outras, não - dependendo do provedor de internet e do cache local.
Confira os pontos abaixo:
- Verifique se o domínio está ativo e com o DNS configurado – Se necessário, confira como saber se o DNS está apontando corretamente
- Se tem um domínio adicional verifique que está adicionado na sua hospedagem – Se necessário, confira como adicionar um domínio na hospedagem
- Se recentemente você configurou um domínio, precisa aguardar a propagação que pode levar até 24 horas - Se necessário, confira o que é propagação
Verificar que está digitado corretamente a URL do site
Verifique na barra de busca do navegador se não tem nenhum erro de digitação como uma letra a mais, um caráter especial ou acento no nome do site. Esses detalhes podem impedir o carregamento correto da página.
Verificar a instalação SSL
Confirme se o site está carregando com "https://" no início da URL. Isso indica que o certificado SSL foi instalado corretamente e está ativo.
Se a URL ainda estiver com "http://" ou apresentar avisos de conexão insegura, pode ser necessário revisar a instalação do SSL ou ajustar as configurações do site - Em alguns casos, páginas podem retornar erro 404 quando o SSL está mal configurado e os links do site não são atualizados para https.
Confira orientações complementares:
- Como configurar a url do site para https após a instalação do SSL nos principais CMSs
- O que fazer se o SSL não estiver funcionando
Limpar o cache do navegador
Em alguns casos, o navegador pode salvar em cache uma versão antiga da página com erro 404, mesmo que o conteúdo já tenha sido corrigido no site. Isso acontece, por exemplo, quando a página foi atualizada recentemente.
Nessa situação, o site pode funcionar normalmente para outras pessoas, mas ainda exibir o erro no seu dispositivo. Para garantir que você esteja acessando a versão mais atual, limpe o cache do navegador - Se necessário, confira como fazer
Validar se os arquivos estão no diretório correto
Cada domínio configurado na hospedagem está vinculado a um diretório específico no servidor, ou seja, uma pasta onde os arquivos do site precisam estar armazenados. Se os arquivos estiverem em outra pasta ou forem colocados fora da estrutura correta, o site pode retornar erro 404 por não localizar o conteúdo solicitado.
Confira como identificar a pasta correta de cada domínio:
1Acesse o cPanel - Confira como fazer
2No campo de busca, digite Domínios e clique na opção encontrada
3Na tela de dominio, procure o domínio desejado e na coluna "Diretório", clique sobre o caminho indicado
Permissões dos arquivos e pastas
Alguns arquivos e diretórios do site podem ter restrições de acesso configuradas por padrão, o que pode impedir o carregamento da página e resultar no erro 404.
Para corrigir esse problema, é necessário ajustar as permissões dos diretórios e arquivos afetados, garantindo que estejam acessíveis para o servidor - Se necessário, confira como fazer
Verificar se o redirecionamento do site está incorreto
Em alguns casos, o erro 404 pode ser causado por um redirecionamento mal configurado no arquivo .htaccess, que controla as regras de acesso e navegação em sites com CMS, como WordPress.
Confira abaixo como verificar e corrigir:
1Procure a configuração padrão do arquivo .htaccess da aplicação do seu site:
- A) Se utiliza WordPress como ferramenta o código por padrão é:
# BEGIN WordPress
<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteRule ^index.php$ - [L]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
</IfModule>
# END WordPress
- B) Se utiliza outra aplicação, na busca do navegador digite:
default + .htaccess + nome da aplicação + versão + github
- Depois, clique sobre o link do Github relacionado ao default padrão da sua aplicação - No site do Github você encontrará o código padrão de arquivos dos principais CMS's.
- Guarde o valor desse código para realizar a verificação indicada no próximo passo
2Agora, no gerenciador de arquivos do cPanel da sua hospedagem e localize a pasta referente ao seu domínio
3Em seguida, procure pelo arquivo .htaccess e seleccione ele
4No menu superior do arquivo, clique no botão Editar
5Em seguida, compare seu conteúdo com o código padrão da aplicação que você usa:
- Se houver diferenças nas regras de redirecionamento ou seções ausentes: Edite o arquivo e substitua pelo código correto
- Antes de realizar qualquer alteração: Faça um backup do arquivo
Redefinir Links permanentes
Se você utiliza WordPress ou outro CMS, o erro 404 pode estar relacionado a problemas na estrutura dos links permanentes (URLs amigáveis). Redefinir essa estrutura pode corrigir o erro, especialmente após alterações no site ou migração.
Selecione a instrução conforme a aplicação usada:
- Aplicação WordPress
- Outras aplicações CMS (Prestashop, Joomla, entre outras)
Aplicação WordPress
No WordPress, há erros 404 que podem ser gerados pelos links permanentes, que são as URL's do site. Para tentar corrigir o erro 404, você pode realizar o reset dos links, veja como fazer:
1Acesse o painel admin WordPress, no menu lateral, clique em Configurações
2Em seguida, clique em Links permanentes
3Guarde a opção que está selecionada atualmente - caso use uma estrutura personalizada, anote o valor da estrutura que está dentro do campo
4Depois, selecione a opção Padrão
5Clique em Salvar alterações
6Altere de volta para a opção que estava usando antes - Se você copiou uma estrutura personalizada no passo 3, cole novamente no campo correspondente
7Clique em Salvar alterações
8Após redefinir, acesse o site para verificar se o erro 404 foi resolvido.
Caso o erro persista, pode ser que estejam faltando arquivos no seu site, ou que o conteúdo que você está tentando acessar está ausente ou foi excluído - Se necessário, confira se há arquivos do site na hospedagem
Outras aplicações CMS
Em sites que não utilizam WordPress, o erro 404 também pode ocorrer quando o arquivo solicitado não está presente no diretório correto da hospedagem. Por exemplo, ao acessar seudominio.com.br/pagina.html, o servidor tentará localizar esse arquivo no diretório correspondente. Se ele não existir, o erro 404 será exibido.
Siga as orientações abaixo para identificar e resolver:
1Verifique qual o arquivo que está faltando na hospedagem:
- Caso você saiba qual o arquivo que falta: você deverá criá-lo novamente dentro da pasta ou fazer o upload dele
- Caso você não saiba qual é o arquivo: recomendamos que procure o desenvolvedor do seu site ou então você pode solicitar a restauração de um backup anterior ao erro para o Suporte HostGator
Se depois de realizar todas as etapas de verificação indicadas nesse material o erro ainda persistir em ocorrer, recomendamos solicitar a restauração backup anterior ao erro do site.
Pronto! Agora você já sabe como identificar e corrigir o erro 404 no seu site, garantindo que suas páginas fiquem sempre acessíveis para o público.