O erro 500 (Internal Server Error) indica uma dificuldade no processamento do servidor que pode ocorrer por diversos fatores, como:
- Permissões da hospedagem incorretas;
- Problemas no arquivo .htaccess;
- Consumo de recursos do servidor;
- Limite da memória PHP;
- Conflito entre versões PHP;
- Erro em plugins.
Ele pode aparecer de diferentes maneiras de acordo ao navegador e sistema operacional, algumas variações que pode encontrar:
- 500 Erro Interno de Servidor
- HTTP 500
- Erro 500
- HTTPS 500 erro
- Erro Temporário (500)
- HTTPS erro 500
- Erro HTTP 500 - Erro Interno de Servidor
- O site não pode exibir a página - HTTP 500
- Tela branca ou mensagem de erro pedindo que você contate o administrador do servidor
- Páginas personalizadas ou customizadas para o Erro 500 Interno de Servidor
Confira algumas soluções:
- Recarregar a página do site
- Limpar a memória cache do seu navegador
- Erro de conexão com o banco de dados
- Permissões de arquivos e pastas incorretas
- Problemas no arquivo .htaccess
- Consumo de recursos do servidor
- Limite da memória PHP
- Conflito entre versões PHP
- Erro em plugins
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Recarregar a página do site
Pode ser que o site esteja simplesmente sobrecarregado, às vezes, isso pode acontecer imediatamente após a atualização de um plugin ou tema em seu site WordPress.
Uma das soluções e aguardar um ou dois minutos e atualizar a página (F5 ou Ctrl + F5). Enquanto espera, você também pode tentar outro navegador.
Limpar a memória cache do seu navegador
Limpar o cache do navegador antes de fazer uma limpeza mais profunda em seu site, pois você pode ter uma versão do site armazenada em cache que entra em conflito com a mais recente do site - Se necessário, consulte como limpar o cache do navegador
Erro de conexão com o banco de dados
Há diversos motivos que podem causar problemas no banco de dados: credenciais incorretas, banco corrompido, sobrecarga devido a picos de tráfego ou excesso de conexões simultâneas - Se necessário, veja como resolver o erro de conexão com o banco de dados no WordPress
Permissões de arquivos e pastas incorretas
Por padrão, as permissões devem estar com os seguintes valores:
- Todos os arquivos devem ser 644 ou 640;
- Todas as pastas devem ser 755 ou 750;
- Nenhuma pasta deve estar no 777, mesmo as pastas de download.
Caso tenha enviado um novo arquivo, pasta ou tenha feito uma nova instalação, verifique se as permissões estão conforme o padrão através do cPanel, no gerenciador de arquivos - Se necessário, consulte como alterar permissões de arquivos e/ou pastas
Problemas no arquivo .htaccess
Antes de fazer qualquer alteração, recomendamos fazer um backup do site, pois plugins e configurações podem parar de funcionar. Se você desejar, pode validar este procedimento com o desenvolvedor de sua confiança.
Caso tenha editado o arquivo .htaccess, alguma ação pode ter adicionado automaticamente linhas conflitantes.
Por esse motivo, verifique se as linhas inseridas estão corretas, para isso, vamos desabilitar o arquivo através da renomeação dele. Confira como fazer:
1No cPanel, na barra de busca, procure por Gerenciador de arquivos e clique na opção encontrada
2No menu superior do gerenciador de arquivos, clique em Configurações
3Na caixa de preferências, marque a opção Mostrar arquivos ocultos (dotfiles)
4Em seguida, clique em Save
5Para procurar o arquivo “.htaccess", existem duas opções:
- Se for o domínio principal: clique na pasta public_html:
- Se for em um domínio adicional: clique na pasta/diretório do domínio onde deseja fazer a alteração:
6Em seguida, clique sobre o arquivo .htaccess, e após, no topo da página, clique em Renomear
7No campo “Novo nome do arquivo”, renomeie - Recomendamos utilizar o padrão .htaccess-desistalado-DiaMêsAno (ex: .htaccess-desistalado-18052023)
8Em seguida, clique em Rename File
9Agora, acesse ao seu site onde aparece o erro e verifique:
- Se funcionar bem, indica que o seu arquivo .htaccess estava corrompido e precisará recriá-lo – Se necessário, confira como fazer
- Caso contrário, se não funcionar o site, volte a renomear o arquivo com o nome “.htaccess” para habilitá-lo novamente, e consulte a próxima ação.
Consumo de recursos do servidor
O uso da CPU representa a quantidade de tarefas e processos que estão sendo executados no servidor, em um determinado momento.
Por exemplo, se o número de visitas em um site não for compatível com o limite de memória da CPU, ou se o site for mal otimizado, poderá ocorrer o Erro 500 - Se necessário, consulte dicas para otimizar a performance do WordPress.
Caso tenha conhecimento técnico, é possível encerrar os processos no acesso shell (SSH), digite o comando:
ps faux
Também é possível visualizar os processos que estão rodando a partir de um usuário específico, digite o comando:
ps faux |grep nome-do-usuário
Substituía "nome-do-usuário" pelo seu nome de usuário real
Após obter o ID do processo (pid), para encerrar digite:
kill -9 ID-do-processo
Limite da memória PHP
Por padrão, em hospedagens compartilhadas, é colocado no arquivo php.ini ou .user.ini, o limite de memória de 64MB, que pode ser aumentado até 256MB.
Para alterar esse valor, consulte como resolver o erro de limite de memória do PHP
Conflito entre versões PHP
Verifique se há mais de um arquivo php.ini ou .user.ini, ambos os arquivos no mesmo diretório podem gerar conflitos.
É possível também que no arquivo .htaccess esteja informando duas versões distintas do PHP e isso causará o erro 500 - Se necessário, confira como alterar a versão do PHP
Erro em plugins
Incompatibilidades entre plugins e/ou atualizações automáticas são erros muito comuns, principalmente para usuários do WordPress.
Uma forma de corrigir esse erro seria desabilitar todos os plugins e os reativar um por vez, para saber qual está causando o erro - Se necessário, confira como fazer