O Erro 522: Connection timed out (ou tempo de conexão esgotado) indica um problema no lado do servidor e acontece quando um servidor leva mais tempo do que o esperado para responder às solicitações feitas ao site, é bastante comum em sites que utilizam Cloudflare.
Algumas das causas mais comuns do erro são recursos insuficientes de memória e CPU, bloqueio dos endereços de IP por parte do firewall, endereço de IP incorreto na zona de DNS e o KeepAlive desabilitado.
Veja abaixo como corrigir o problema:
- Verifique o consumo dos recursos da sua hospedagem
- Verifique o registro de DNS tipo “A”
- Ative o KeepAlive
- Permita a utilização de IPs da Cloudflare
- Desabilite temporariamente Cloudflare
Verifique o consumo dos recursos da sua hospedagem
Uma das causas do erro é a sobrecarga do servidor ou solicitações simultâneas passando o limite máximo, por isso, é importante que verifique o consumo de recursos de seu plano de hospedagem, veja quais são as limitações dos servidores da HostGator
Se está atingindo o limite de recursos, algumas formas de melhorar o desempenho da sua conta é fazendo otimizações - Veja como otimizar o WordPress
Verifique o registro de DNS tipo “A”
A Cloudflare importa automaticamente todos os registros DNS quando é integrado a um domínio.
Um desses registros DNS é o registro tipo A, responsável por conectar o domínio com o endereço de IP do servidor de origem.
Assim, uma incompatibilidade entre o registro tipo A indicado no plano de hospedagem e o registro tipo A indicado na Cloudflare pode gerar o erro, pois eles devem ser iguais.
Veja como verificar se o registro Tipo “A” e o mesmo na Cloudflare e na HostGator:
1Acesse a zona de DNS da HostGator - Se necessário veja como fazer
2Procure o registro tipo A e no campo “IPv4” copie o endereço de IP informado - Se necessário, veja como localizar o IP da Hospedagem
3Após, acesse sua conta da Cloudflare
4Clique sobre o domínio que está sendo afetado com o erro 522
5Na nova tela, no menu superior, clique em DNS
6Em seguida aparecerá os registros de DNS, procure o registro tipo A
7Verifique qual o endereço de IP informado ao lado do registro tipo A - Se não for o mesmo que você copiou do painel de hospedagem, clique em Editar e insira na opção de “IPv4” o endereço de IP que você copiou da hospedagem, depois clique em Salvar
As atualizações em registros DNS podem levar até 24h para propagar e assim confirmar as atualizações, aguarde este período.
Ative o KeepAlive
O KeepAlive também conhecido como HTTP KeepAlive é um cabeçalho que permite a conexão persistente entre você e o servidor, impedindo que a conexão seja interrompida, já que em vez de abrir uma nova conexão para cada nova solicitação, ele guarda o retorno.
A Cloudflare utiliza o KeepAlive para manter conexões estabelecidas com o servidor web, então ao desabilitar ele no servidor pode causar o erro 522.
Por isso uma solução é ativar o KeepAlive, através do arquivo .htacess - Veja como fazer:
1Acesse e edite o .htacess - Se necessário, veja como fazer
2Dentro do arquivo, adicione o seguinte código:
<ifModule mod_headers.c>
Header set Connection keep-alive
</ifModule>
3Para concluir, clique em Salvar alterações
Permita a utilização de IPs da Cloudflare
Outra causa do erro é um possível bloqueio de algum firewall aos endereços de IP da Cloudflare.
Para isso é necessário verificar os filtros de IP da sua hospedagem e permitir as solicitações dos endereços de IP da Cloudflare.
Veja como fazer:
1Acesse e edite o .htacess - Se necessário, veja como fazer
2Dentro do arquivo, adicione o seguinte código de permissão:
allow from + Endereço de IP do Cloudflare
Substituia o “Endereço de IP do Cloudflare” pelas informações reais
3Para concluir, clique em Salvar alterações
Desabilite temporariamente Cloudflare
Caso as alternativas anteriores não resolvam o problema, é aconselhável desabilitar momentaneamente o serviço Cloudflare, o que pode ser realizado através do painel de controle da plataforma - Se necessário, veja como fazer
Para retomar a utilização é recomendável reiniciar a sua conta na Cloudflare.