Confira as principais informações sobre o processo de migração na HostGator:
- Condições de migração
- Prazos de migração
- Custos e gratuidade de migrações
- Como solicitar a migração
- Ações após a migração
- Termos de serviço da migração
Condições de migração
A migração ocorre de diferentes formas, de acordo com o tipo da hospedagem de origem. Escolha a opção de acordo a sua necessidade:
- Migração WordPress
- Migração entre mesmos painéis (cPanel - cPanel /Plesk - Plesk)
- Migração entre painéis diferentes
- Casos em que não há migração
Migração WordPress
A migração é realizada no Portal do Cliente, e ela pode ser feita via upload dos arquivos .zip e .sql ou através do FTP - Confira como fazer
Migração entre mesmos painéis
(cPanel - cPanel / Plesk - Plesk)
A migração é realizada através de um backup completo da conta, e ela poderá abranger e-mails, sem perda de arquivos - Caso a hospedagem de origem inclua a estrutura de e-mail no arquivo.
Confira o que fazer se:
- Já tem um plano conosco e está pedindo a migração para um novo (sem arquivos) - é necessário que realize a contratação deste novo plano e mantenha ambos ativos - Somente o encerre, após migração concluída e validada por você.
- Solicitando a migração para um plano com arquivos - ao realizar a migração, o conteúdo existente na hospedagem será substituído, ou seja, somente ficará o novo conteúdo migrado - Visto que é feito um backup completo da conta.
Importante:
- Não é possível converter automaticamente um plano de hospedagem comum em um plano de Revenda. Se você possui vários domínios configurados em um único cPanel e deseja migrá-los para um plano de Revenda, será necessário separá-los manualmente em contas individuais de cPanel. Para isso, você pode fazer a separação por conta própria ou solicitar um orçamento à equipe técnica da HostGator.
- Em migrações de Revenda para Hospedagem compartilhada (Start, P, M, Turbo, Business ou Plus), apenas uma conta cPanel será migrada, já que os planos compartilhados suportam apenas um painel.
Migração entre painéis diferentes
A HostGator realiza a migração da estrutura dos sites e bancos de dados, entretanto não é possível migrar e-mails, mas você pode criar as mesmas contas de e-mail na nova hospedagem.
Se você não possui acesso aos arquivos da hospedagem de origem, como por exemplo: um criador de sites de uma plataforma fechada, não será possível realizar a migração, pois os arquivos estão inacessíveis, nesse caso, você terá que criar o site novamente.
Casos em que não há migração
Existem situações específicas em que o Suporte da HostGator não executa a migração, exigindo que você a realize por conta própria:
- X Migrações com caráter de downgrade, ou seja, mudanças de um plano com maiores recursos para um inferior;
- X Ambientes incompatíveis, como versões de PHP ou bancos de dados incompatíveis entre origem e destino;
- X Se você não tem acesso aos arquivos da hospedagem de origem, como em plataformas com criadores de site fechados a migração não será possível, pois os arquivos não podem ser exportados. Nesse caso, será necessário reconstruir o site do zero na nova hospedagem;
- X Versões do Plesk que estejam diferentes da versão vigente (Onyx ou atual entregue);
- X Versões do Windows muito diferentes entre si, como por exemplo: de um Windows 2003 para o 2016 ou então de um 2008 para o 2016, etc;
- X Servidores com personalizações no IIS;
- X Windows que não possuem o painel Plesk.
Prazos de migração
Após abrir a solicitação e encaminhar os dados corretamente para o suporte, o prazo estimado para concluir a migração depende principalmente do tipo e da plataforma em que o site foi construído:
- WordPress: geralmente é concluída cerca de 2 horas
- cPanel: geralmente leva 20 horas
No entanto, existem diversos fatores que podem interferir na migração, como: limitações do servidor de origem, informações incompletas ou incorretas e a complexidade - Isso pode estender o tempo de conclusão em até 5 (cinco) dias úteis, após o início da migração.
Custos e gratuidade de migrações
- A primeira solicitação de migração é gratuita.
- A partir da segunda migração é necessário solicitar um orçamento com o suporte técnico.
- O limite de dados migrados depende do plano HostGator contratado - Por exemplo: se seu plano tem 100 GB, esse é o limite máximo da migração.
- Portanto, é essencial confirmar que o plano escolhido possui capacidade suficiente para migrar todos os dados.
-
A migração gratuita não se aplica a clientes que, ao invés de renovar o plano atual, optam por encerrar o serviço e contratar novamente o mesmo plano com um novo desconto promocional.
Ações após a migração
Após finalizar a migração, é muito importante que você valide se os dados migrados estão corretos e funcionais, além disso, siga atentamente as instruções de alteração de DNS repassadas pelo suporte.
A propagação do domínio costuma ser concluído em poucas horas, mas em alguns casos pode levar até 24 horas corridas após a alteração do DNS.
Confira mais detalhes em Termos de migração de sites