Aprenda a como trazer os e-mails que você usa em outra empresa para a HostGator.
Se você já tem contas de e-mail em outra plataforma de e-mail e deseja utilizar o e-mail fornecido pela hospedagem aqui da HostGator, você vai precisar migrar o conteúdo das suas contas para cá.
Importante:
- Faça um backup completo dos seus dados, tanto na empresa atual quanto na HostGator (caso já tenha contas de e-mail e conteúdo do site). Confira como fazer backup na HostGator
- O processo pode levar de algumas horas a dias, dependendo do volume de dados e do método escolhido. Durante esse período, recomendamos manter as contas ativas em ambos os provedores.
Abaixo, confira as opções disponíveis de acordo com a plataforma de e-mail que você utilizará na HostGator:
E-mail cPanel
Antes de iniciar a migração, verifique se:
- Conta de e-mail atual está em uma plataforma com cPanel.
- Hospedagem ativa na HostGator também precisa ter cPanel - Disponível nos planos Start, P, M, Turbo, Business, Plus, Revenda, VPS ou Servidor Dedicado Linux.
Importante:
O domínio associado aos e-mails precisa estar adicionado ao seu plano de hospedagem na HostGator.
Confira as diferentes opções de migração:
- Manualmente
- Solicitar a migração ao suporte da HostGator
- Solicitar a restauração de Backup ao suporte da HostGator
- Através de gerenciadores de e-mail externos (exemplo utilizado - Thunderbird)
Manualmente
Observação:
Caso seu e-mail use Roundcube, confira como fazer backup e/ou restaurar e-mails
Etapa 1: Gerar o backup dos diretórios
Na plataforma onde estão os e-mails (cPanel atual):
1No provedor atual, acesse o cPanel
2Na barra de busca, procure Gerenciador de arquivos e clique na opção encontrada
3Na tela dos arquivos, procure por estas duas pastas/diretórios:
- home/usuariodocpanel/etc/
- home/usuariodocpanel/mail
4Selecione as pastas, clique em Compress para criar um arquivo ".zip” ou “tar.gz”, depois faça o download
Etapa 2: Restaurar o backup na HostGator
Com o backup das pastas informadas acima, você precisará substituir as pastas que existem aqui na sua hospedagem, e que têm o mesmo nome, pelas pastas do seu Backup, confira como fazer:
1Acesse o cPanel - Se necessário, confira como acessar
2Na barra de busca, procure por Gerenciador de Arquivos e clique na opção encontrada
3Dentro do Gerenciador de Arquivos, no menu superior clique em Carregar
4Na próxima tela, clique em Selecionar arquivo
5Localize o arquivo de backup que você baixou em seu computador - O arquivo precisa ser extensão “tar.” ou “tar.gz”
6Em seguida, volte ao Gerenciador de Arquivos
7Para concluir, selecione o arquivo de backup e clique em Extract
Atenção:
Este processo substituirá todas as contas de e-mail e configurações existentes. Se já possui contas configuradas, faça o backup antes.
Solicitar a migração ao suporte da HostGator
Para solicitar que o Suporte Avançado faça a migração para você, é necessário abrir um chamado via Portal do Cliente, informando claramente que deseja migrar somente os e-mails.
Confira como solicitar a migração
Solicitar a restauração de Backup ao suporte da HostGator
Se você já possui ou irá gerar o backup na plataforma atual você pode solicitar a restauração para o suporte da HostGator.
Para isso, é necessário abrir um chamado para o Suporte - No formulário informe que deseja restaurar somente os e-mails
Confira como solicitar a restauração
Através de gerenciadores de e-mail externos
É possível fazer a migração utilizando um gerenciador de e-mail externo, que permite copiar e-mails entre contas - Por exemplo, o Thunderbird, Outlook e Gmail.
Para isso, é necessário:
- Criar previamente as contas de e-mail na HostGator através do cPanel - Se necessário, confira como fazer
- Configure ambas as contas como IMAP (não use POP3):
- Adicione sua conta antiga configurada como IMAP
- Adicione sua nova conta HostGator também como IMAP
O exemplo que vamos a usar é com o Thunderbird, confira abaixo como fazer:
1Na caixa de entrada do Thunderbird, na conta configurada como IMAP, selecione todos os e-mails que deseja importar
2Sobre os e-mails selecionados, clique com o botão direito do mouse - No menu que abrir, siga os passos abaixo:
- A) Passe o cursor do mouse sobre a opção Mover para
- B) No novo menu, passe o cursor sobre usuário IMAP
- C) Em seguida, clique em Entrada - Ao concluir, acesse a caixa de entrada do e-mail na HostGator para confirmar a importação das mensagens.
Importante:
Por se tratar de uma ferramenta externa, a HostGator não se responsabiliza por eventuais falhas que possam ocorrer durante o processo. Para mais informações, consulte o suporte do gerenciador de e-mail utilizado.
Próximos passos após a migração
Após concluir a transferência de e-mails, não se esqueça de atualizar os registros MX para apontar para os servidores da HostGator:
Após atualizar o registro MX, pode levar até 24 horas para que essa mudança se espalhe por toda a internet (propagação). Durante esse tempo, mantenha as contas antigas ativas para não perder e-mails.