Esse procedimento muda o serviço de e-mails para outra empresa.
Diferente de um redirecionamento, em que você cria a conta de e-mail na HostGator e faz a configuração para enviar e receber e-mails através de plataformas externas, como Gmail, Outlook e outras.
Para ter o site na HostGator e o e-mail em outra empresa, é necessário fazer o apontamento na Zona DNS do domínio.
Selecione abaixo a opção na qual você se encontra e veja como fazer a configuração:
E-mail e site estão em outra empresa
Para utilizar o site na HostGator, você vai precisar alterar dois registros na Zona DNS do outro provedor, o Tipo A e CNAME.
Veja abaixo:
Entrada | Tipo | Valor |
seudominio.com.br | A | IP da hospedagem HostGator |
www.seudominio.com.br | CNAME | seudominio.com.br |
-
Como exemplo, usamos "seudominio.com.br" - Utilize o nome do seu domínio;
-
Na opção Valor - veja como localizar o IP da hospedagem
Para saber como acessar a Zona DNS e realizar as configurações, entre em contato com o Suporte do outro provedor, no que deseja utilizar o serviço de e-mail.
E-mail e site estão na HostGator
Para continuar com o site na HostGator, entretanto apontar o serviço de e-mails para outro provedor, as configurações devem ser feitas aqui na HostGator - Siga as etapas abaixo:
Etapa 1: Verificar quais registros é preciso alterar
Você vai precisar alterar os registros Tipo A e SPF que é do Tipo TXT.
Registro A - define o IP (servidor) que o serviço de e-mails será apontado:
Entrada | Tipo | Valor |
mail.seudominio.com.br | A | IP do outro provedor |
webmail.seudominio.com.br | A | IP do outro provedor |
Registro SPF que é do Tipo TXT - autentica o serviço de e-mails:
Entrada | Tipo | Valor |
seudominio.com.br | TXT | SPF do outro provedor |
- Como exemplo, usamos "seudominio.com.br" - Utilize o nome do seu domínio.
Para realizar as alterações dos registros na HostGator, siga para a etapa 2
Etapa 2: Alterar os registros
Para alterar os registros Tipo A e o SPF que é do Tipo TXT, escolha uma das opções abaixo e veja como fazer o apontamento:
Via Portal do Cliente
1No Portal do Cliente, clique em Domínios
2Em seguida, no domínio referente ao e-mail utilizado, clique em Configurar domínio
3Caso seja a primeira vez que vai configurar o domínio clique em Sem hospedagem (apenas Zona de DNS)
Caso já tenha o domínio configurado, clique em Editar zona avançada de DNS
4Leia as informações e clique em Ok, continuar para a Zona de DNS
5No campo “Fazer configuração avançada na zona de DNS”, veja como alterar os registros Tipo A e SPF Tipo TXT:
Registro Tipo A
No “Registro A” serão feitas duas alterações, uma na Entrada “mail.” e outra em “webmail.”
Veja abaixo como fazer em cada uma delas:
Entrada “mail.”
6Clique em A (para filtrar somente este tipo de registro) e na opção que tem o termo mail. + o seu domínio, clique em Editar
7No campo “IPv4” apague as informações e adicione o IP do outro provedor
8Em seguida, clique em Salvar
Entrada “webmail.”
9Ainda no Registro Tipo A, na opção que tem o termo webmail. + o seu domínio, clique em Editar
10No campo “Valor” apague as informações e adicione o IP do outro provedor
11Em seguida, clique em Salvar
Registro SPF - Tipo TXT
12Clique em TXT e desmarque Tipo A (para filtrar somente este tipo de registro) e na opção que tem somente o nome do seu domínio e no campo “Valor” iniciado com v=spf1, clique em Editar
13No campo “Texto” apague as informações e adicione o apontamento informado pelo outro provedor
14Para concluir, clique em Salvar
15Caso utilize o E-mail cPanel (Horde), é necessário fazer o roteamento das mensagens, para isso, acesse o cPanel, busque por Roteamento de e-mail e clique na opção encontrada
16Selecione o domínio referente ao e-mail utilizado
17Clique em Servidor de mensagens remoto
18Para concluir, clique em Alterar
Via cPanel
1Acesse o cPanel - Se necessário, veja como acessar
2Na barra de busca, procure por Zone Editor (Editor de Zona DNS) e clique na opção encontrada
3Em seguida, no domínio referente ao e-mail utilizado, clique em Gerenciar
Em seguida, altere os registros Tipo A e SPF Tipo TXT:
Registro Tipo A
No “Registro A” serão feitas duas alterações, uma na Entrada mail. e outra em webmail.
Veja abaixo como fazer em cada uma delas:
Entrada “mail.”
4No campo "Filter", clique em A - para filtrar somente este tipo de registro
5Na opção que tem o termo mail. + o seu domínio, clique em Editar
6No campo “Registro” apague as informações e adicione o IP do outro provedor
7Em seguida, clique em Save Record (salvar registro)
Entrada “webmail.”
8Ainda no Registro Tipo A, na opção que tem o termo webmail. + o seu domínio, clique em Editar
Caso no Registro tipo A não esteja listada a Entrada webmail. - acesse o Registro Tipo CNAME, localize a opção webmail. + seu domínio e clique em Editar e em seguida altere o Tipo CNAME para A
9No campo “Registro” apague as informações e adicione o IP do outro provedor
10Em seguida, clique em Save Record (salvar registro)
Registro SPF - Tipo TXT
11No campo "Filter", clique em TXT - para filtrar somente este tipo de registro
12Na opção que tem somente o nome do seu domínio e no campo “Registro” inicie com v=spf1, clique em Editar
13No campo “Registro” apague as informações e adicione o apontamento informado pelo outro provedor
14Em seguida, clique em Save Record (salvar registro)
15Caso utilize o E-mail cPanel (Horde), é necessário fazer o roteamento das mensagens, para isso, ainda no cPanel busque por Roteamento de e-mail e clique na opção encontrada
16Selecione o domínio referente ao e-mail utilizado
17Clique em Servidor de mensagens remoto
18Para concluir, clique em Alterar