Neste artigo, você vai aprender como restaurar um backup completo da sua hospedagem - ou seja, uma cópia de todos os dados da sua hospedagem feita anteriormente.
Esse processo substitui todo o conteúdo atual da conta por essa versão salva: incluindo arquivos de site, e-mails e bancos de dados.
Dica: Prefere ajuda guiada? Nossa Inteligência Artificial no Portal do Cliente pode te orientar passo a passo. Acesse o Portal do Cliente, no menu lateral, clique em Domínios. A Inteligência Artificial vai aparecer no topo da página. É só clicar e conversar com ela.
Confira abaixo como realizar a restauração de acordo com o seu plano e o tipo de painel que você utiliza:
- Portal do Cliente (Planos Start, P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda)
- WHM (Servidor VPS e Dedicado Linux)
- Plesk (Dedicado Windows)
- Windows Server RDP (Dedicado Windows)
- CodeGuard (Produto pago de backup)
Não é possível restaurar e-mails em contas Titan - Se necessário, confira como importar e-mails para o Titan
Portal do Cliente (Planos Start, P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda)
Em Planos compartilhados a restauração deve ser solicitada ao suporte via chamado.
Será restaurado somente as informações presentes no backup, caso haja alterações depois da data do backup, estas não serão consideradas na restauração e serão deletadas.
Assista ao nosso vídeo explicativo e confira como restaurar:
Confira abaixo como solicitar a restauração:
1No Portal do Cliente, clique em Hospedagens e servidores
2Em seguida, no plano de hospedagem que deseja restaurar, clique em Backup
3Em “Primeiros passos - Backup", clique em Iniciar Backup/Restauração
4Na nova tela, escolha Restaurar um backup
5Existem duas possibilidades para restaurar o backup, escolha:
- Sim, tenho o arquivo - se você possui o arquivo de backup a ser restaurado salvo no seu computador;
- Não, quero usar um arquivo da HostGator - se deseja usar uma versão armazenada pela própria HostGator.
Sim, tenho o arquivo
6No tipo de backup a restaurar, escolha Backup completo
7Em seguida, clique em Solicitar restauração - Você será direcionado para a tela de “Chamados”
8Leia com atenção as informações
9No campo "Tipo de restauração", escolha Completa
10Os campos “usuário", "servidor" e "domínio” serão preenchidos automaticamente - Verifique se as informações estão corretas
11Informe o nome do arquivo de backup que será restaurado
12Para confirmar que está ciente dos termos da restauração, marque a caixa de seleção
13Para finalizar, clique em Abrir Chamado
Não, quero usar um arquivo da HostGator
6No tipo de backup a restaurar, escolha Backup completo
7Em seguida, clique em Solicitar restauração - Você será direcionado para a tela de "Chamados"
8Leia com atenção as informações
9Na seção "Preencha os seguintes dados", todos os campos já serão preenchidos automaticamente - Verifique se os dados estão corretos
10Em "Escolha uma das datas para restaurar", escolha a data que deseja restaurar
11Marque a opção para confirmar que leu e concorda com os termos de restauração e a cobrança
12Em seguida, clique em Abrir Chamado
Após o envio, acompanhe o retorno no seu e-mail de cadastro ou no Portal do Cliente, na aba de visualização do histórico de chamados. Confira o passo a passo em: Como abrir um chamado e ver o histórico
Pronto! Sua solicitação foi enviada e será analisada pelo nosso time técnico, aguarde um retorno no chamado.
Se deseja fazer outro tipo de restauração, selecione abaixo a opção que deseja e confira como fazer:
- Diretório inicial
- Banco de dados
- E-mails cPanel e Titan
- Acesso ao editor do Criador de Sites
- Plano Cancelado
WHM (Servidor VPS e Dedicado Linux)
Para realizar a restauração via WHM, é necessário:
- Ter um plano VPS Linux ou Servidor Dedicado Linux
- Possuir acesso root ao WHM
- Ter o arquivo de backup completo armazenado no servidor (Certifique-se de que o arquivo não esteja dentro do diretório que será excluído, para evitar perda do próprio arquivo durante a exclusão)
Confira abaixo como fazer:
1Acesse o WHM - Se necessário, confira como acessar
2Na barra de busca do menu lateral, procure por Terminal e clique na opção encontrada
3No terminal, execute o comando abaixo para remover a conta atual:
/scripts/removeacct conta_cpanel
Substitua "conta_cpanel" pelo usuário real do cPanel - Se necessário, confira como localizar o usuário do cPanel
4Em seguida, para confirmar, no final da frase digite y
5Agora, para restaurar o backup é necessário criar novamente a conta cPanel - Se necessário, confira como fazer
6Para restaurar a conta, execute o comando:
/scripts/restorepkg caminho_do_arquivo
Substitua "caminho_do_arquivo" pelo caminho real do arquivo de backup salvo no servidor
Concluído! O backup foi restaurado e a conta deve estar disponível conforme os dados do arquivo.
Plesk (Dedicado Windows)
Se você utiliza um Servidor Dedicado Windows, a restauração completa pode ser feita pelo painel Plesk ou pelo acesso remoto via Windows Server (RDP). Para isso, é necessário que o arquivo de backup esteja salvo no servidor ou em um local acessível.
Escolha abaixo qual o painel você vai utilizar:
Plesk
1Acesse o Plesk- Se necessário, confira como acessar
2No menu lateral, clique em Domínios
3Localize o domínio desejado e clique sobre ele
4Na tela do domínio, clique em Backup e Restauração
5Depois, clique na data do backup que deseja restaurar
6Na página "Restaurar o backup Criado em (...)", configure os campos:
-
A) “Que deseja restaurar? escolha se deseja:
- Objeto selecionado - Restaura apenas o domínio atual
- Todos os objetos (todo o sistema) - Restaura todos os dados de uma vez
- B) Na seção “Opções de restauração” marque a opção para receber notificação por e-mail quando a restauração for concluída
7Para iniciar o processo, clique em Restaurar
Após o término, o painel exibirá uma mensagem de confirmação da restauração.
Windows Server RDP
1Logado como admin no Windows Server RDP, aperte as teclas windows + R
2Na nova janela, digite cmd e clique em OK ou aperte a tecla “Enter” para abrir o prompt de comando do Windows
3No CMD, digite o comando abaixo para fazer a restauração do backup:
plesk bin pleskbackup.exe --domains-name seudominio.com.br --output file="C:\caminho_do_backup_no_RDP.zip" -v
Substitua "C:\caminho_do_backup_no_RDP.zip" pelo caminho real do arquivo no servidor
Se quiser enviar o backup para o gerenciador do Plesk como uma cópia restaurável, digite o seguinte comando no Prompt de Comando (CMD):
"%plesk_bin%\pmm-ras" --import-file-as-dump --dump-file-specification C:\caminho_do_backup_no_RDP.zip
Substitua "C:\caminho_do_backup_no_RDP.zip" pelo caminho real do arquivo no servidor
Pronto! Agora você já sabe como restaurar um backup completo da sua hospedagem, de acordo com o tipo de plano e painel que utiliza.