Se o domínio está configurado em um plano compartilhado (Start, P, M, Turbo, Business, Plus e Criador de sites), está no servidor padrão da HostGator, ou apontando para Loja Integrada e Nuvemshop, poderá realizar a configuração de e-mail (apontamentos de DNS), para usar uma plataforma de e-mail da HostGator (Titan ou cPanel) ou uma plataforma de e-mail externa.
Diferente de um redirecionamento, em que você cria a conta de e-mail na HostGator e configura para enviar e receber e-mails através de plataformas externas, como Gmail, Outlook e outras.
Confira abaixo como fazer a configuração:
1No Portal do Cliente, clique em Domínios
2Em seguida, no domínio que deseja configurar o e-mail, clique em Configurar Domínio
3Na tela de configuração do domínio, selecione a opção que deseja e confira como prosseguir:
Fazer a configuração do apontamento
4Na seção “Que tal aproveitar e já configurar a plataforma de e-mail do domínio”, selecione a plataforma de e-mail que está disponível para configurar e clique na opção desejada:
Titan e cPanel - Plataformas de e-mail HostGator
Este procedimento realiza automaticamente os apontamentos para a plataforma do E-mail Titan ou do cPanel na Zona de DNS do domínio, mas para que o e-mail funcione você precisa ter a conta criada. Caso necessário, confira como criar uma conta de e-mail
5Após escolher a opção “Plataformas de e-mail HostGator”, na nova tela selecione a opção que deseja
Caso seu domínio esteja no servidor padrão, aparecerá uma janela com a opção para você iniciar o Período de Teste do e-mail Essentials
Gmail
Este procedimento realiza automaticamente os apontamentos na plataforma do Gmail na Zona de DNS do domínio, mas para que o e-mail funcione você precisa ter a conta criada no Gmail. Caso necessário, veja criar uma conta de e-mail
5Após escolher a opção “Gmail”, clique em Configurar
Outra Plataforma de e-mail
Para apontar o serviço de e-mails para outra plataforma (Outlook, Yahoo entre outras) será direcionado para a Zona de DNS, onde é necessário inserir manualmente os registros padrões da plataforma de e-mail desejada.
Lembrando, para o e-mail funcionar você precisa ter uma conta na plataforma de e-mail que deseja configurar.
5Após clicar na opção “Outra plataforma de e-mail", clique em Ir para zona de DNS
6Agora, veja como alterar os registros
Recomendamos que entre em contato diretamente com o provedor que você irá usar o serviço de e-mails, para obter as informações de qual Tipo de Entrada deve ser criada para cada Registro, verificar se o registro MX está apontando corretamente, qual é o IP e o SPF do outro provedor.
Alterar a plataforma de e-mail
Ao realizar esta alteração, qualquer configuração de e-mail existente será excluída, sem poder voltar a usá-la.
Caso se enquadre nessa situação, recomendamos que você faça o backup (backup Titan ou backup cPanel) das suas caixas de e-mail antes de fazer a configuração.
Para realizar o apontamento, confira abaixo como fazer:
4Na seção “Plataforma de e-mail do domínio”, clique em Alterar plataforma
5Selecione a plataforma de e-mail que está disponível para configurar e clique na opção desejada:
E-mail Titan
6Após escolher o E-mail Titan, clique em Continuar
7Em seguida, confirme que está ciente da configuração
8Para concluir, clique em Configurar
E-mail cPanel
6Após escolher o E-mail cPanel, clique em Continuar
7Em seguida, confirme que está ciente da configuração
8Para concluir, clique em Configurar
E-mail Gmail
6Após escolher o Gmail, clique em Continuar
7Em seguida, confirme que está ciente da configuração
8Para concluir, clique em Configurar
Outras plataformas de e-mail
Para apontar o serviço de e-mails para outra plataforma (Gmail, Outlook entre outras) você será direcionado para a Zona de DNS, onde é necessário inserir manualmente os registros padrões da plataforma de e-mail desejada.
6Após clicar em "Outra plataforma de e-mail", clique em Continuar
7Em seguida, confirme que está ciente da configuração
8Para concluir, clique em Ir para zona de DNS
9Agora, confira como alterar os registros
Recomendamos que entre em contato diretamente com o provedor que você irá usar o serviço de e-mails, para obter as informações de qual Tipo de Entrada deve ser criada para cada Registro, verificar se o registro MX está apontando corretamente, qual é o IP e o SPF do outro provedor