O envio de e-mails não solicitados (spam) é uma prática proibida e prejudica sua reputação.
Na HostGator, temos tolerância zero contra spam e monitoramos constantemente nossos gateways para evitar bloqueios.
Qualquer envio não autorizado pode resultar na suspensão ou encerramento da conta.
Dica: Se precisar de ajuda, pode me chamar, sou o Gator, a Inteligência Artificial da HostGator. É só entrar no Portal do Cliente, estou no topo da página te esperando
Siga as orientações abaixo para garantir que seus e-mails sejam entregues corretamente.
Pontos de atenção na criação de e-mails
Remetente
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Utilize domínio próprio - ao invés de contas gratuitas para envio de e-mails - Por exemplo: contato@seudominio.com;
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Mantenha a reputação de seu domínio - remova e-mails inválidos e contatos inativos para evitar alta taxa de rejeição (bounce);
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Utilize lista de contatos atualizada - se possuir uma lista desatualizada, sem a opção para se descadastrar ou que os membros não se inscreveram para o recebimento do conteúdo que você está enviando, os destinatários podem denunciar a mensagem, o que fará com que os disparos tenham uma reputação ruim;
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Configure o “Return Path” - para monitorar a entrega de e-mails e ter mais informações sobre as mensagens devolvidas. O "Return Path" pode ajudar a fornecer credibilidade para suas mensagens, ajudando a validar sua identidade como remetente.
Destinatário
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Não insira muitos destinatários no mesmo e-mail - muitos servidores/provedores de e-mail definem limites para o número de destinatários que podem estar em" Para, Cc e Cco" em uma mensagem;
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Não utilize o campo em cópia “Cc” - pois expõe endereços de outros usuários e a mensagem também pode se caracterizar como spam;
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Atenção com a quantidade de denúncias - se um dos remetentes inseridos no campo “CC ou Cco” sinalizar o e-mail como spam, o servidor pode ler esse alerta como uma reclamação de todos os contatos inseridos na correspondência. Isso resulta em problemas de entrega, pois o endereço do remetente pode ficar em uma lista de negação e não conseguir mais entregar suas mensagens, assim, quanto mais denúncias o domínio recebe, pior fica a reputação;
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Para envios em massa, utilize um serviço de envio profissional.
Assunto do e-mail
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O assunto deve refletir o conteúdo real da mensagem;
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Evite termos comuns em spam - como “Urgente”, “Oferta”, “Desconto”, "Trabalhe em casa", "Clique aqui", "Ganhe dinheiro online", “Atenção”, entre outras palavras, pois alguns provedores já possuem filtros para esse tipo de expressão;
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Evite usar letras maiúsculas e exclamações - opte por inserir um assunto simples e objetivo;
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Prefira assuntos curtos e objetivos - o ideal é entre 20 e 41 caracteres.
Conteúdo da mensagem
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Use uma única fonte e destaque apenas pontos importantes;
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Use layouts responsivos;
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Mantenha o texto claro, sem erros gramaticais;
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Evite o envio de mensagens com pouco texto e com excesso de imagens - pois elas não são exibidas por padrão definido na maioria das plataformas de e-mails, isso fará com que o usuário tenha que optar por “Mostrar imagens no cliente de e-mail”, podendo o e-mail ser identificado como spam. A sugestão é utilizar 40% de imagem e 60% de texto;
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Ao anexar imagens, evite utilizar encurtadores de link - como, por exemplo, o bit.ly. Recomenda-se sempre que a imagem seja hospedada no próprio domínio;
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Excesso de links não são bem vistos pelos usuários, isso reduz a credibilidade do conteúdo;
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Em geral envio de e-mail com anexos são tidos como negativos pelos filtros de spam, por esse motivo evite-os. Procure enviar o arquivo para o servidor de hospedagem e insira o endereço gerado no conteúdo da mensagem.
Envio de e-mails
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Envie apenas para contatos que consentiram receber mensagens;
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Sempre respeite as escolhas dos usuários em formulários de cadastro, como também respeite as decisões de se descadastrar de listas;
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Inclua um link de descadastro em todas suas mensagens para não dificultar a remoção do contato da lista de e-mails. Se um usuário tentar se descadastrar e ainda continuar recebendo mensagens, ele provavelmente vai marcar seu e-mail como spam;
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Atenda às exigências da LGPD - obtendo consentimento explícito para uso de dados pessoais.
Configurações técnicas necessárias
1Habilite as regras de SPF no servidor - essa tecnologia colabora para combater a falsificação e evita que outros servidores enviem e-mails não autorizados em nome do seu domínio.
2Habilite a opção DKIM - ela garante que as mensagens recebidas não sejam modificadas e permaneçam com o mesmo remetente, ou seja, ajuda a reduzir o índice de e-mails enviados para a caixa de spam.
3Em envios de e-mails através de formulários, utilize a autenticação SMTP - para que o remetente não seja classificado como desconhecido (Utilize a porta 587 ou 465 via conexão SSL)
4Não utilize os modos Single Opt-In - o cliente se cadastra em uma lista, mas não recebe nenhuma confirmação para validá-la.
5Utilize a funcionalidade Confirmed/Double Opt-In (Dupla confirmação) - Crie um Formulário de Cadastro Double Opt-in:
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Isso significa que os usuários ao se inscreverem, solicitam que seus e-mails sejam incluídos na lista e confirmam seus endereços de e-mail, evitando a prática de spam. Isso evita que terceiros cadastrem um e-mail sem autorização e quem recebe o e-mail o denuncie;
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Para os contatos existentes, cadastre um por um no formulário Double Opt-in, desta forma estes contatos receberão o link de confirmação de cadastro e aqueles que realmente desejarem receber suas mensagens, farão a confirmação nesta nova lista criada;
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Mensagens anuais com lembrete do Double Opt-in - envie anualmente uma mensagem para os contatos da lista se recadastrarem, assim quem quiser continuar recebendo as comunicações fará a confirmação. Isso manterá a lista atualizada, o que garante que não enviará mensagens para e-mails inválidos e bounces (em geral são contas de e-mail que não existem mais) e assim, a probabilidade dos provedores te bloquear será reduzida.
6Configure o DMARC: O DMARC examina sua mensagem para confirmar se o domínio fornecido no campo “enviado de” corresponde ao domínio fornecido no Return Path, o que ajuda a validar sua identidade como remetente - Consulte como configurar
7É preciso que tenha a opção Opt-Out: o cliente se cadastra em seu site ou adquire algum produto, e depois pode recusar o recebimento de e-mails se descadastrando da lista.