Se você deseja trazer seu site para a HostGator, o primeiro passo é gerar um backup dos arquivos e do banco de dados no provedor atual. Isso garante que você não perca nenhum conteúdo durante a migração.
Independentemente do método de migração escolhido (manualmente, via Portal do Cliente para sites WordPress ou Manualmente) é importante, ter um backup completo e atualizado.
O processo de criação de backup pode variar conforme o provedor de hospedagem.
A seguir, confira como gerar o backup em diferentes serviços:
- Painel cPanel/WHM
- Painel Plesk
- Via WordPress
- Via FTP (recomendados acima de 500 MB)
Observações:
Se não conseguir realizar o procedimento por nenhuma das alternativas mencionadas, recomendamos verificar se há opções de backup disponíveis no painel da sua hospedagem atual. Caso ainda tenha dificuldades, entre em contato com o suporte desse provedor para receber orientações mais específicas.
Painel cPanel/WHM
Para migrar seu site de outro provedor com cPanel/WHM, confira como fazer:
1Acesse a sua conta do cPanel do seu provedor
2Na barra de busca, procure Backup e clique na opção encontrada
3Na seção "Backup completo", clique em Download a full account backup
4Em “Gerar um backup completo”, preencha os dados conforme abaixo:
- A) Destino do backup - mantenha a opção Diretório inicial
- B) Endereço de e-mail – essa opção já vem marcada para que você receba uma notificação quando o backup for concluído, basta informar um e-mail que você tenha acesso. Desmarque se não quiser receber esse aviso. marque
5Em seguida, clique em Gerar backup - E aguarde enquanto ele é gerado
6Após a conclusão do backup, um arquivo com o conteúdo da conta será gerado para download. Para baixar, clique no link - Ele ficará disponível em seu computador na pasta de "Download"
Se deseja voltar a página do backup do cPanel, clique em Voltar
Via WordPress
- Use plugins de backup como UpdraftPlus, All-in-One WP Migration, ou Duplicator.
- No painel do WordPress, configure e execute o backup com o plugin e baixe os arquivos.
Painel Plesk
1Acesse o Painel Plesk
2Na seção “Tools & Setting”, clique em Backup Manager
3Na opção "Backup settings", selecione as configurações que deseja
4Em seguida, clique em Apply
Via FTP
1Encontre seu endereço IP, usuário e senha de acesso FTP
2Conecte-se à sua conta FTP do seu provedor via programa FileZilla
3Navegue até o local dos arquivos do seu site - Por exemplo: a pasta public_html
4Selecione os arquivos do seu site na seção "Site local" (lado esquerdo) e arraste-os para o "Site remoto" (lado direito) no FileZilla
Pronto, seus arquivos agora estão no seu computador
Recomendamos mantenha uma cópia local e, se possível, outra em um serviço de armazenamento na nuvem.
Depois de baixar os backups para o seu computador, você pode fazer o upload dos arquivos e do banco de dados na HostGator - Se necessário, confira como fazer