Separamos os principais erros que podem ocasionar falhas no recebimento e envio de e-mails. Confira em cada tópico o que pode gerar a situação indicada e o que fazer:
- Problemas com o domínio vinculado a conta de e-mail
- Configurações incorretas em plataformas externas (Outlook, Gmail, Thunderbird, etc)
- E-mails enviados são recebidos como spam pelo destinatário
- Limite de envio
- Espaço da hospedagem cheio
- Limite de Inodes
- Anexos com tamanho acima do permitido
- Erro usuário desconhecido (User unknown)
- Por que não consigo enviar ou receber e-mails na Titan
- Mensagens mais comuns de retorno de e-mails e o que fazer
- Por que o e-mail Titan com anexos não está funcionando?
Problemas com o domínio vinculado a conta de e-mail
Toda conta de e-mail é vinculada a um domínio e para que os e-mails sejam enviados e recebidos, é necessário que este domínio esteja ativo e funcional.
Verifique se o domínio:
- Está adicionado no painel da HostGator
- Está com o DNS apontado para o seu plano na HostGator
- Está suspenso no ICANN (para domínios não terminados com a extensão .br).
Configurações incorretas em plataformas externas
(Outlook, Gmail, Thunderbird, etc)
As contas de e-mail criadas na hospedagem podem ser vinculadas a provedores de e-mail externos, como o Outlook, Gmail, Thunderbird, entre outros. Para fazer este vínculo é necessário realizar algumas configurações no painel destas plataformas.
Se alguma configuração estiver incorreta, é possível que haja problemas de envio e recebimento dos e-mails.
Veja o que fazer:
1Confira se a conta de e-mail está criada na hospedagem – Se necessário, veja como criar uma conta de e-mail
2Verifique as configurações de conexão - Acesse a plataforma de e-mail externa utilizada e confira as configurações de porta, servidor e protocolo de e-mail - Se necessário, veja como usar o e-mail em plataformas externas
E-mails enviados são recebidos como spam pelo destinatário
Essa situação poderá ser gerada devido a configurações incorretas no domínio vinculado a conta de e-mail ou ao conteúdo do e-mail.
Veja o que fazer:
1Verifique os seguintes registros zona DNS do domínio:
-
mail.: deverá estar apontado para Tipo A e para o IP do servidor responsável pelo serviço de e-mails;
-
MX: deverá estar configurado com a prioridade em 0 (zero) e o destino como mail.seudominio.com.br (onde o termo seudominio.com.br deverá ser substituído pelo seu domínio);
-
DKIM: por padrão já vem habilitado nos planos da HostGator - Na Zona DNS, este registro poderá ser identificado pelo valor que sempre se inicia por "v=DKIM"
-
SPF: por padrão já vem habilitado nos planos da HostGator - Na Zona DNS, este registro poderá ser identificado pelo valor que sempre se inicia por "v=spf". Caso você não o encontre, poderá criá-lo – Se necessário, veja como ativar uma chave SPF
-
DMARC: por padrão já vem habilitado nos planos VPS e Dedicado que foram adquiridos após 20/01/2021 - Se você possui um plano VPS e Dedicado comprado antes desta data ou um plano compartilhado (P, M, Turbo, Business, Plus e Revenda) é necessário criar o registro em sua hospedagem - Se necessário, veja como criar a DMARC e para que servem as entradas DKIM, SPF e DMARC
2Veja se o IP de envio do servidor não está em blacklist
Quando um IP está em uma lista de bloqueio é necessária a ação do usuário para fazer a remoção - Se necessário, veja como remover um IP da lista de bloqueio e por que os e-mails caem como spam em alguns provedores de e-mail e o que fazer
3Confira se o conteúdo do e-mail está de acordo com as boas práticas de envio
Todos os e-mails estão sujeitos a verificação por nosso filtro de SPAM, e podem ser bloqueados com base em suas características. Nos serviços de hospedagem compartilhada os e-mails podem ser bloqueados com base em regras como: assunto da mensagem enviada e conteúdo ou quantidade de anexos presentes no e-mail - Se necessário, veja como evitar que e-mails sejam taxados como spam
Limite de envio
Planos de hospedagem Compartilhada (P, M, Turbo, Business, Plus) e Revenda
A limitação de envio por quantidade de e-mails é dinâmica e pode variar de acordo com a reputação de envios anteriores feitos pelo seu domínio e, por questões de segurança, não informamos o limite máximo de e-mails que cada cliente consegue enviar por dia ou hora.
Servidores VPS e Dedicado (Linux e Windows)
Limite de 500 e-mails por hora, por domínio, com a possibilidade de aumento, solicitado via chamado
Ao realizar um número de envios maior do que este limite, suas mensagens retornarão com um erro de entrega. Se isso ocorrer, recomendamos que espere ao menos 1 hora antes de tentar enviar e-mails novamente.
Espaço da hospedagem cheio
Cada plano de hospedagem tem um limite de uso de disco que é dividido entre os arquivos, contas de e-mails e banco de dados.
Em suas contas de e-mail, é definido o espaço em disco (quota) por MB (MegaBytes), isso utiliza uma parte do espaço em disco da hospedagem para o e-mail.
Caso o limite da hospedagem seja ultrapassado, a conta de e-mail não poderá enviar ou receber mensagens.
Veja o que fazer:
1Verifique o uso de espaço em disco do seu plano de hospedagem - Se necessário, veja como verificar o espaço em disco
2Caso precise alterar a quota da conta de e-mail - Se necessário, veja como alterar o limite de armazenamento
Limite de Inodes
Cada arquivo e pasta da sua hospedagem é contabilizado como 1 inode. Ou seja, independentemente do tamanho do arquivo, cada e-mail enviado ou recebido contará como 1 inode.
Caso seja ultrapassado o limite de arquivos (inodes) em sua hospedagem, não será possível realizar o envio ou recebimento de e-mails.
Confira o que fazer:
1Veja qual é a limitação de inodes de acordo com seu plano de hospedagem – Se necessário, veja quais são as limitações dos servidores da HostGator
2Verifique a quantidade de Inodes em sua hospedagem – Se necessário, veja como ver o uso de inodes na hospedagem
3Diminua a quantidade de inodes da sua hospedagem para que fique dentro do valor permitido - Se necessário, veja como reduzir o número de Inodes
Anexos com tamanho acima do permitido
O serviço de e-mail da hospedagem permite enviar arquivos em anexo nas mensagens, tornando possível o compartilhamento de imagens, documentos, entre outros.
Para que o disparo do e-mail ocorra normalmente, é necessário que o anexo esteja de acordo com as regras
Veja o que fazer:
1Verifique o tamanho do anexo e se o provedor do destinatário aceita o tamanho do arquivo - Se necessário, veja qual o limite de tamanho para o envio de anexos de e-mail
Erro usuário desconhecido (User unknown)
Este erro geralmente acontece em planos de Revenda, VPS e Dedicado Linux e poderá ser exibido em um dos cenários abaixo:
- O e-mail não existe no servidor de destino
- O domínio vinculado a conta de e-mail está criado em dois servidores
O e-mail não existe no servidor de destino
Este erro acontece quando a conta de e-mail não existe no servidor de destino, e a resolução consiste em criar a conta de e-mail no servidor - Se necessário, veja como criar uma conta de e-mail
O domínio vinculado a conta de e-mail está criado em dois servidores
Outra situação que poderá gerar o erro é quando o domínio que irá receber o e-mail está criado no servidor de origem e também no servidor de destino.
Para exemplificar, imagine que você tenha uma Revenda com alguns clientes. Um de seus clientes resolveu adquirir um plano separado da sua Revenda usando o mesmo domínio que estava cadastrado no seu WHM.
Dessa forma, se você tentar enviar um e-mail para uma conta de e-mail vinculada a este domínio a partir de uma das contas de e-mail cadastradas na Revenda, o erro irá ocorrer porque o servidor tentará entregar o e-mail no servidor da Revenda e não no novo plano.
Para solucionar o problema você terá duas alternativas:
1Alterar o roteamento do serviço de e-mail do domínio no WHM da Revenda
Para isso, acesse o cPanel do domínio e na opção distribuição de e-mail, altere o roteamento para “Servidor de mensagens remoto” - Se necessário, veja como alterar o roteamento de e-mail
OU
2Remover a conta vinculada ao domínio do WHM:
- Faça um backup antes de realizar o procedimento - Se necessário, veja como fazer um backup completo
- Remover a conta do WHM da sua Revenda - Se necessário, veja como excluir uma conta cPanel no WHM